jam

SOTEROPOLITANDO: MAM Bahia e Solar do Unhão

By Clara Elisabeth - 14:47

O ponto que une o antigo e o moderno, o natural e o tecnológico, abriga inúmeras obras de artistas modernistas emoldurado pela paisagem do mar de Salvador e temperado com um som que é a cara da Bahia.

O Solar Do Unhão foi construído para ser o lugar onde residiria o desembargador Pedro Unhão Castelo Branco. Edificado no século XVII, o  Solar serviu como engenho de açúcar e, mais tarde, como depósito de mercadorias que chegavam ao porto de Salvador. Chegou a ser transformado em um quartel de fuzileiros navais na época da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, o Solar do Unhão, presenteado pela natureza com um pôr do Sol simplesmente encantador e pelo cheiro de maresia do mar que banha as areias do local, é um dos mais lindos pontos turísticos de Salvador - embora pouco divulgado - e abriga o MAM -Museu de Arte Moderna de Salvador.

image
     
  (Vista aérea Solar do Unhão - foto: Bahia Destaque do Brasil)


(Pôr do Sol visto da área externa do Solar do Unhão - foto: Clara Elisabeth)

O MAM conta com salas expositivas de artes visuais de artistas modernistas e contemporâneos nacionais e internacionais, o Parque das Esculturas - que é uma galeria ao ar livre - e uma sala de cinema.

image
(Exposição audiovisual na sala de cinema do MAM - foto: Cultura BA)

Além das exposições, o Museu de Arte Moderna  oferece oficinas de artes com acesso gratuito, e ainda conta com o projeto Jam no MAM - que consiste em apresentações de jazz no estilo Jam Session (que nada mais é que um estilo de apresentações que não permite ensaio prévio), mas com peculiaridades características da baianidade do local, pois o arranjo consiste na percussão e no mix de estilos musicais, incorporados ao jazz, temperando com elegância esse estilo musical.










(Apresentação do Jam no MAM - fotos: Clara Elisabeth)



   *Confira algumas performances do Jam no MAM:






As apresentações ocorrem todo sábado, a partir da 18h, na área externa do MAM. Os ingressos custam RS 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).



O Museu de Arte moderna de Salvador localiza-se na Avenida Contorno e está aberto a visitação  de terça a sexta - das 13h às 19h - e aos sábados, domingos e feriados - das 13h às 18h - com entrada franca. Vale muito a pena conferir.
Fique por dentro da programação e outras informações através do site do mam.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários