VLOG | Minas Gerais - Parte III (Congonhas e Tiradentes)

By Clara Elisabeth - 15:04

Olá, tudo bem?

Essa é a terceira parte do vlog de viagem a Minas Gerais, onde visito as obras de Aleijadinho em Congonhas e sigo pra conhecer um pouco da cidade de Tiradentes.


Começando por Congonhas, as obras de Aleijadinho estão dispostas num conjunto arquitetônico que consiste na Basílica de Bom Jesus de Matosinhos e seis capelas dispostas à frente da Basílica, no Jardim dos Passos.

(Vista da Cidade de Congonhas)
(Vista da Cidade de Congonhas)



Na Basílica encontram-se as famosas esculturas em pedra-sabão dos Doze Profetas, as quais ficam ao ar livre, no pátio frontal da Basílica. Quando visitei o local, a Basílica estava em reforma, então não foi possível acessar a parte interior, além disso, infelizmente, as fotos da fachada não ficaram tão belas, mas acontece, né?


(Basílica de Bom Jesus de Matosinhos)


(Um dos doze Profetas de Aleijadinho)


As seis capelas do Jardim dos Passos são todas parte da obra Via Sacra, na qual as esculturas em Cedro Rosa representam as passagens dos momentos da Santa Ceia até a crucificação de Cristo. A própria disposição das capelas remontam a ideia da Via Sacra, uma vez que as capelas são posicionadas numa espécie de zigue-zague, numa referência ao modo como Cristo cambaleava ao percorrer o caminho com a cruz.

(Mapa do conjunto arquitetônico, com a Basílica de Bom Jesus de Matosinhos -ao topo- com o Jardim dos Passos e suas seis contendo as obras da Via Sacra)


Tiradentes é um lugar lindo, que dá vontade de ficar por uma semana e se desligar da vida caótica, das tecnologias todas, colocar uma cadeirinha do lado de fora, sentar com uma caneca de café e ficar olhando as pessoas. Pelo menos foi a sensação que tive na única tarde que passei por lá.
 
A começar pelo tempo que fazia quando fui lá: um friozinho gostoso, agradável, um céu nublado e toda aquela calmaria pós-chuva que eu amo. Tiradentes é uma cidade histórica, como outras que visitei em Minas, mas com algum diferencial que me encantou. As construções tem uma aparência mais simples, porém mais charmosa ainda. Ao menos aos meus olhos. Não posso deixar de citar as casas que, em geral, são todas brancas, mas com o detalhe das molduras das portas e janelas coloridas.





Sem falar nas serras que rodeiam o município, que me fizeram me lembrar a todo o tempo que eu estava realmente em Minas, em especial a Serra de São José, que estava coberta de neblina e emoldurava lindamente a paisagem.


O Artesanato é uma forte característica de Tiradentes, onde se pode encontrar artigos de moda, decoração, acessórios, móveis, entre outros. Dá para passar bastante tempo visitando as lojinhas de Arte.  Enquanto se anda de loja em loja, vez em quando se vê as também charmosas charretes coloridas que vêm e vão pelas ruas.

.

Como se não bastasse, já perto da hora de ir embora, passei por uma praça onde tinham palhaços brincando com crianças, casais passeando e um artista tocando violoncelo. É ou não é para amar? Não sei se é romantismo demais da minha parte, mas cada detalhe me fez sentir acolhida e cair de amores por Tiradentes.





  • Share:

You Might Also Like

0 comentários